LIVRO: O RECRUTA - ROBERT MUCHAMORE

CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. James foi mandado para uma instituição para órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes. Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue" ou "restart". E que falhar não é uma opção. A série CHERUB é um sucesso entre jovens da Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Suécia e Japão, entre outros países. Você não pode perder esta aventura de tirar o fôlego!
Depois de ouvir alguns comentários mega positivos sobre esse livro, resolvi solicitá-lo para resenha em parceria com a Editora Fundamento. Fui cheia de expectativas e infelizmente, dessa vez fiquei um pouco frustada. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas diante do que eu tinha imaginado, idealizado que seria, fui um pouco decepcionada. 

Inicialmente, a leitura foi bastante envolvente, pois até a metade do livro, o protagonista está sendo iniciado no mundo de CHERUB, então ele passa por mudanças e descobertas ao adentrar a esse mundo de treinamentos e grandes desafios, e isso é bastante emocionante de acompanhar. Junto ao personagem é que vamos sendo informados sobre o funcionamento, sobre as dificuldades e sobre os deveres que os novos alunos de CHERUB precisam enfrentar.
Há a presença de vários personagens no decorrer da história. Alguns que são mais constantes e por isso, conseguem cativar mais o leitor. E há outros personagens que surgem durante o desenrolar dos acontecimentos, alguns, até têm certa relevância para a história, mas não são tão envolventes como os outros, que são acompanhados pelo leitor desde o início da trama. O protagonista é um encrenqueiro, que graças aos seus atos rebeldes têm sua vida completamente mudada, e para melhor. Essa mudança faz dele mais cativante também, pois inicialmente, seus atos inconsequentes o deixavam um pouco irritante e meio cansativo.

Não apenas por ser uma obra do gênero jovem-adulto, mas também pelo enredo que dá muita brecha para diálogos divertidos e cheios de humor, o autor pecou ao não desenvolver momentos desse tipo em O Recruta. A obra tinha tudo para além de interessante e com um enredo diferente, ter sido rica em descontração, em riso.
Mas ao final da obra, o enredo também deixou a desejar, pois tinha tudo para ter sido cheio de ação, e infelizmente, a ação foi bem morna. A missão dada ao nosso protagonista, James, não é muito interessante, não envolve, e não instiga a curiosidade do leitor. 
Quanto aos cuidados da Editora Fundamento na finalização da obra, a capa é bastante atrativa e está bem relacionada ao enredo. A diagramação interna também está ótima, e cheia de pequenos detalhes para abrilhantar a edição da obra. 

Embora tenha sofrido alguma decepções durante a leitura de O Recruta, me encontro curiosa para continuar a série, e realmente fico na esperança de que o próximo volume seja mais envolvente e divertido. Por isso, ainda sim, recomendo a leitura à aqueles que gostam de leituras leves e com enredos diferentes e temas bem construídos. 

Autor: Robert Muchamore
Editora: Fundamento
Classificação: 3/5 estrelas
ONDE ENCONTRAR: AQUI - AQUI  - AQUI

* Exemplar cedido em parceria com a editora Fundamento.
Esse é um repost do meu antigo blog, o Viajando na Estante, que agora faz parte do Karen Costa Blog como uma de suas principais categorias. 
Youtube - Instagram - Facebook - Twitter
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário